segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Biografia Salvador Allende



Salvador Allende Gossens (Valparaíso, 26 de junho de 1908 — Santiago do Chile, 11 de setembro de 1973) foi um médico e político marxista chileno. Fundador do Partido Socialista, governou seu país de 1970 a 1973, quando foi deposto por um golpe de estado liderado por seu chefe das Forças Armadas, Augusto Pinochet.
Allende foi o primeiro presidente de república e o primeiro chefe de estado socialista marxista eleito democraticamente na América. Seus pilares ideológicos foram o socialismo, o marxismo e a maçonaria. Allende foi um revolucionário atípico: acreditava na via eleitoral da democracia representativa, e considerava ser possível instaurar o socialismo dentro do sistema político então vigente em seu país.


O golpe e a Ditadura :

A ditadura no Chile foi uma das mais sangrentas páginas da história do planeta . Opositores ao regime eram caçados como bichos . As ruas chegaram a ficar amontoados de cadáveres . O estádio de futebol de Santiago virou um campo de concentração onde se torturavam presos políticos . Os soldados atiravam em qualquer suspeito no meio da rua. Milhares de pessoas foram assassinadas pelos homens comandados pelo general Augusto Pinochet . Os pátios e jardins das embaixadas ficaram lotados de refugiados políticos . Curiosamente , na enorme embaixada dos EUA , não havia um único cidadão refugiado. Qual teria sido o motivo?
A ditadura de Pinochet teve sucesso econômico imediato. No dia seguinte após o ASSASSINATO do Presidente Allende , as prateleiras dos supermercados voltaram a ficar cheias. Eficiência dos militares ou fim do BOICOTE ? a confiança dos investidores , fizeram o Chile aos poucos superar a crise. Atenção: O Chile foi o pioneiro na adoção de medidas econômicas neo liberais.

Economistas da Universidade de Chicago , discípulos de Milton Friedman , orientam a privatização das empresas estatais , inclusive a saúde pública e a aposentadoria , que passaram a ser privadas. O Chile derrubou as tarifas alfandegárias. O resultado? As poucas indústrias do País foram à falência por causa da concorrência estrangeira,mas, o Chile aumentou suas exportações de frutas , vinho, cobre, peixe. Investidores estrangeiros ajudaram a modernizar o setor de serviços. Embora as diferenças sociais entre ricos e pobres tivessem aumentado MUITO , a vida da classe média melhorou e por isso apoiou Pinochet.

Nos anos 1980, os clamores populares começaram a derrubar as ditaduras na América a derrubar as ditaduras na América do Sul. Na Argentina, em 1983, no Brasil, em 1984. No Chile, em 1988, Pinochet aceitou a realização de um plebiscito . Provavelmente achava que ganharia, mas, o POVO disse NÃO ao ditador.
Pinochet conseguiu uma confortável aposentadoria .
Em 2004, o congresso dos EUA revelou que ele abriu empresas no estrangeiro, e enviou dólares para o exterior sem pagar impostos. Estudos mostram que Pinochet conseguiu milhões de dólares de forma ilegal. Com tanto dinheiro sujo no bolso , o ex- ditador corrupto viajou a Inglaterra onde tratou de negócios particulares. Foi então que, em 1998, um juiz da Espanha , acusando Pinochet de ter comandado a tortura e o assassinato de 94 espanhóis no Chile, exigiu que ele fosse preso e extraditado. O caso ganhou repercussão mundial.( Outros ditadores do mundo ficaram aterrorizados com a ideia, afinal, se a moda pega isso seria terrível para eles)
Figuras da direita internacional , como a ex- primeira ministra Margaret Thacther , visitaram Pinochet para mostrar solidariedade. No final , Pinochet foi devolvido ao Chile . Mas não punido por que conseguiu um laudo médico que atestava, que tinha demência vascular ("esclerozado" no vocabulário popular).

Documentário Salvador Allende :

Golpe de estado no Chile :

Discurso de Salvador Allende com Fidel Castro :

Nenhum comentário:

Postar um comentário