Caríssimos companheiros,
Sempre que entro no facebook, vez ou outra vejo imagens de pessoas defendendo o trem como meio de transporte de mercadorias e mobilidade urbana. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de um saudosismo romântico e retrógrado mas de um meio eficaz de combater a ineficiência das estradas e a lentidão do trânsito nas cidades.
A Europa é prova disso. Trilhos de trem recortam todo o velho continente permitindo um transporte barato, eficiente e com pouquíssimo impacto ambiental.
Todos sabemos que os trens no Brasil ficaram praticamente à cargo do transporte de minerais. Em Juiz de Fora, minha cidade, diariamente ouvimos o apito do trem que transporta minérios da Vale do Rio Doce para o porto do Rio de Janeiro. Há um trem de passageiros ligando Belo Horizonte ao litoral capixaba e algumas poucas linhas de atração turística ligando, por exemplo, Mariana a Ouro Preto.
Recentemente tenho visto notícias animadoras como esta do Estadão:
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,governo-abre-estudos-para-trens-de-passageiros-entre-cidades-da-regiao-sul,150514,0.htm
Espero que não seja apenas mais uma obra superfatura e mal feita por esta democracia da impunidade que reina nos últimos governos do PT e do PSDB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário