quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Rede Globo tenta, mas fracassa em realizar debate "seletivo" com presidenciáveis

Fidélix - Sr. Barriga dos debates

A Rede Globo queria evitar a situação, mas terá que chamar sete candidatos à Presidência da República para seu debate eleitoral no começo de outubro, após ter tentando, sem êxito, organizar um evento “seletivo" apenas entre os principais presidenciáveis, disse ao Yahoo Brasil uma fonte com conhecimento da situação. 

A maior emissora de televisão do país tinha cogitado inicialmente uma maneira de convidar apenas os três primeiros colocados na pesquisa - Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) - mas terá que chamar também Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Pastor Everaldo (PSC) e Levy Fidelix (PRTB).

Isso porque a legislação eleitoral exige que as regras do debate sejam concordadas por pelo menos 2/3 dos candidatos que tenham bancada eleita na Câmara dos Deputados (Lei 9.504/97). 

Assim, dos partidos dos 11 candidatos presidenciais, seis possuem deputados eleitos - PT, PSDB, PSB, PSOL, PSC e PV - de acordo com o site da Câmara

Já o PRTB obteve na Justiça Eleitoral o direito de participar dos debates, mesmo sem ter conseguido eleger um deputado federal em 2010. Vale lembrar que, em 2012, a Globo cancelou o debate para a Prefeitura de São Paulo após Fidelix ter conseguido o direito de participar do evento

Com esse total de candidatos aptos, a Globo precisaria aprovar seu formato desejado com pelo menos cinco candidatos à presidência. Ou seja, para apenas Dilma, Marina e Aécio participarem, seria necessário que pelo menos dois candidatos aprovassem um formato no qual eles mesmos não participariam, o que seria inviável. 

Assim, foi cogitado convidar, além dos três principais, apenas Pastor Everaldo e Eduardo Jorge, e solicitado a eles a aprovação das regras para apenas os cinco candidatos, deixando de lado Luciana Genro (PSOL) e Fidelix.

Mas o candidato ambientalista teria negado sua aprovação a esse formato, forçando a Globo a aceitar os termos, segundo a fonte, que pediu para não ser identificada.

Os detalhes foram acordados na segunda-feira e o debate é previsto para 2 de outubro.

A reportagem do Yahoo não conseguiu contato com a assessoria de imprensa interna da Rede Globo até o fechamento desta nota.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário