domingo, 3 de agosto de 2014

Download do Diário de Ernesto Che Guevara na Bolívia


Ao sul do capital - podemos ler os pensamentos de um ícone morto há 45 anos, após ser capturado durante a guerrilha boliviana em 1967. Ernesto "Che" Guevara de la Serna teve suas memórias do conflito armado disponibilizadas na internet pela primeira vez.


O jornalista e pesquisador boliviano, Carlos Soria Galvarro afirmou que: "o objetivo é que um documento histórico esteja ao alcance de todos. A internet permite que esteja ao alcance de todo mundo para saber o que aconteceu há 45 anos", disse à AFP Soria Galvarro, que dirige o portal www.chebolivia.org.

Com um dicionário de espanhol nas mãos podemos acompanhar o dia-a-dia de Che desde a sua chegada à Bolívia, em janeiro de 1967, até véspera de sua captura, em outubro do mesmo ano – o internauta encontra registros das impressões, dificuldades e preocupações vividas pelo combatente socialista enquanto comandante da Guerrilha de Ñancahuazú.


Soria Galvarro teve acesso ao diário original na década de 90, quando a Bolívia recuperou o documento, depois de uma empresa inglesa ter tentado vendê-lo em um leilão público. Desde então o documento está nos cofres do Banco Central da Bolívia.
O governo boliviano já divulgou as cópias manuscritas do diário de Che em outubro de 2009, com uma edição limitada de cerca de 1.000 exemplares, mas agora o histórico material está à disposição de todos.
Che Guevara foi assassinado em 8 de outubro de 1967.



Transcrição do diário original em espanhol em formato PDF - 3.4 Mb. (clik aqui!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário