terça-feira, 25 de junho de 2013

Azeites fabricados na América do Sul

Caríssimos,

Todos sabemos das propriedades benéficas do azeite e este se tornou um componente essencial na mesa do brasileiro. Tradicionalmente compramos o Gallo e Andorinha (portugueses) e o Hojiblanca (espanhol). Muitos, entretanto, desconhecem marcas sul-americanas que desbancam os concorrentes europeus em qualidade e preço:

Chile:




Argentina




Uruguai




A história do azeite chileno ainda é curta. Exceto por uma isolada produção artesanal, ela surgiu em meados da década de 1990, graças a alguns poucos aventureiros, que se aproveitaram da onda em torno da "dieta mediterrânea", considerada mais saudável.

Dicas importantes para comprar um bom azeite:

1- Na gôndola do mercado, deve-se  escolher o azeite que estiver mais no fundo da prateleira, por estar menos exposto à luz, e portanto menos oxidado (a luz prejudica a qualidade do azeite)
2- Mesmo que o produto esteja dentro da validade, se ele estiver muito tempo exposto à luz não é recomendado
3- Preste atenção nos rótulos dos azeites importados. Deve-se dar prioridade aos azeites embalados no próprio país de origem. Os azeites que são produzidos num país e embalados em outro, podem sofrer o processo de oxidação, perdendo a qualidade nutricional
4- Observe no rótulo alguns termos, como produzido ou engarrafado. O termo produzido refere-se ao azeite que foi produzido e engarrafado no mesmo local. Diferente do termo engarrafado, que não garante a devida procedência
5- Sempre que possível compre azeites em embalagens de vidro
6- O melhor vidro é de coloração escura, que ajuda a proteger o azeite de oxidação

Nenhum comentário:

Postar um comentário