quinta-feira, 21 de abril de 2016

SP lidera ranking de "estados do futuro" da América do Sul

São Paulo - O estado de São Paulo ficou pela segunda vez consecutiva em 1º lugar no ranking de "estados do futuro" da América do Sul.
Em 2º lugar ficou a área metropolitana de Buenos Aires, duas posições acima em relação ao ranking anterior, com destaque nos campos de investimentos de ponta e educação superior.
O ranking traz o estado do Rio de Janeiro em 3º, o do Paraná em 8º e o Rio Grande do Sul em 9º. Minas Gerais e Santa Catarina aparecem em 12º e 13º, respectivamente.
A lista é divulgada a cada 2 anos pela FDI Magazine, uma revista bimestral do grupo Financial Times (FDI é a sigla em inglês para "Foreign Direct Investment", investimento estrangeiro direto).
133 localidades foram analisadas com base em dezenas de dados quantitativos em 5 categorias: Potencial Econômico, Capital Humano e Estilo de Vida, Infraestrutura, Ambiente de Negócios amigável e Custo-Benefício.
Destaques
A publicação chama a região de Campinas de "Vale do Silício Brasileiro" e destaca que a maior proporção de investimentos no estado foi nos setores de software e inteligência da informação, responsáveis por 17% de todos os projetos.
São Paulo teve a maior atração de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Elas atingiram o pico em 2012, caíram 55% em 2013 e desde então foram se recuperando gradualmente. 
Nenhum outro estado sul-americano é tão amigável aos negócios e tem tantas instituições de ensino superior quanto São Paulo. Esse último item garantiu a liderança na categoria "Capital Humano e Estilo de Vida". 
SP também lidera em "Potencial Econômico", com o Rio de Janeiro em 2º lugar.  Buenos Aires lidera em "conectividade", seguido pelos dois estados brasileiros.
Em termos de estratégia de atração de investimento estrangeiro, o vencedor entre 28 inscritos foi o Paraná. De acordo com a publicação, o estado colhe os resultados de um aumento de 55% em 2016 no orçamento da agência responsável pela questão.
Veja o top 15 estados do futuro da América do Sul, segundo a FDI Magazine:
 EstadoPaís
1São PauloBrasil
2Cidade Autônoma de Buenos AiresArgentina
3Rio de JaneiroBrasil
4BogotáColômbia
5Metropoliana de SantiagoChile
6AntofagastaChile
7Província de Buenos AiresArgentina
8ParanáBrasil
9Rio Grande do SulBrasil
10LimaPeru
11AtacamaChile
12Minas GeraisBrasil
13Santa CatarinaBrasil
14MontevidéuUruguai
15AtlanticoColômbia

Nenhum comentário:

Postar um comentário