quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Quais são os fabricantes brasileiros de Notebook?

O Brasil manteve o mercado para computadores desktop e laptops fortalecido nos últimos anos, com algumas empresas continuando como líderes no setor e na entrada de novos participantes na indústria.
Nesse artigo vamos ressaltar quem são os maiores fabricantes de computador do Brasil e em quais segmentos eles operam.

Positivo

A maior fabricante nacional de computadores, a Positivo Informática oferece uma variedade de produtos de baixa a média tecnologia, como computadores desktop, notebooks e all-in-one. Por atuar em todas as faixas de mercado, a empresa garantiu sua popularidade através de preços extremamente competitivos e a inclusão de características mais atraentes a sua linha de computadores, como receptores de TV digital e óculos 3D.
A fabricante produz mais de 430.000 computadores por mês, que são direcionados a grandes redes de revendedoras, empresas e instituições governamentais. A Positivo é também líder no mercado de tecnologia educacional, fornecendo soluções personalizadas pra escolas e outras instituições educacionais pelo Brasil. A empresa opera três fábricas nas cidades de Curitiba, Manaus e Ilhéus

Avell:


Fabricante nacional de notebooks de alta performance e para jogos, localizada na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina. Para concorrer com empresas gigantes, Emerson Salomão resolveu se especializar. "Percebi que existia uma procura muito grande por aparelhos de alto desempenho, especialmente entre os 'gamers', mas no Brasil não tinha quem trabalhasse de forma organizada nisso", afirma o empresário.

A estratégia se mostrou eficiente até o momento – a marca faturou R$ 29 milhões em 2013, alta de 93% em relação ao ano anterior. Agora, a empresa investe US$ 1 milhão para levar o negócio para os Estados Unidos, onde pretende montar uma pequena linha de produção.

Apesar de também vender o laptop para designers, projetistas e outros segmentos que precisam de potência de processamento, a Avell consegue 95% do faturamento com os jogadores de vídeo game. Esse público compõe um segmento em rápida expansão no mundo e no Brasil – no País, o faturamento foi de R$ 1,6 bilhão, segundo dados da Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games (ACI Games).

Há outros fatores que explicam a expansão. A empresa catarinense consegue vender produtos mais baratos do que os similares de grandes marcas. Isso é possível porque a companhia produz no País seus laptops e há uma série de benefícios fiscais. O Processo Produtivo Básico (PPB), por exemplo, faz com que a Avell consiga uma diferença de preço que chega a R$ 2 mil nos modelos mais caros.

A Avell também dá três anos de garantia pelos seus produtos. "Firmamos uma parceria com os Correios, que buscam o laptop na casa do cliente e prometemos consertar em até 24h", afirma Emerson.

Esses dois atributos também serão usados como os principais trunfos de Emerson em seu desembarque em solo norte-americano. "Lá não teremos o diferencial do preço, mas a maioria das marcas dá um ano de garantia. Nós oferecemos três e prometemos buscar na sua casa se ele der problema", garante o empreendedor. Os primeiros notebooks serão vendidos no começo de abril, segundo o planejamento definido pela empresa.

Análise. Segundo o coordenador dos cursos de engenharia da Fiap, professor Almir Meira Alves, o investimento inicial para montar uma marca hoje afugenta boa parte dos possíveis interessados no segmento. "Certamente é um investimento que passa da casa dos milhões." Mas o alto crescimento do mercado de jogos pode ser um incentivo para os empreendedores.

O Brasil é atualmente o quarto mercado consumidor de jogos digitais do mundo, e também o que mais cresce. Dados de uma pesquisa da ACI estimam que 40 milhões de brasileiros façam parte desse segmento. O diferencial, segundo Almir, é a sensação de exclusividade que o produto deve despertar. "Este mercado quer se diferenciar da multidão."

CCE

Com grande foco em computadores acessíveis e componentes, a CCE era a maior fabricante nacional de computadores até sua aquisição pela chinesa Lenovo, em 2012. Seus produtos incluem uma variedade de notebooks com acesso à TV Digital e computadores desktop de entrada e all-in-one, fabricados no pólo industrial de Manaus.
Marcas estrangeiras instaladas no Brasil e suas origens:

Dell

Um dos líderes globais na fabricação de computadores pessoais, a norte-americana Dell é outra grande produtora de dispositivos no Brasil. Sua grande variedade de produtos coloca a empresa em uma posição favorável no mercado brasileiro de computação, oferecendo equipamentos desde os mais baratos até os de alta performance em sua linha de produtos, com grande foco em venda direta para os mercados corporativos e TI.
Sua abordagem de vendas diretas foi pioneira no país. Por driblar os canais tradicionais de distribuição, a Dell permitiu que consumidores escolhessem os computadores que mais se ajustassem a suas necessidades, entregando-os diretamente em residências ou empresas, o que ajudou a fabricante a conseguir uma base leal de clientes. As operações da Dell no Brasil inclui uma fábrica em Hortolândia, onde a maior parte de seus produtos são montados e distribuídos.

HP

A gigante norte-americana de eletrônicos, HP, também está entre as líderes do mercado de computadores no Brasil, oferecendo uma linha de produtos que varia de média a alta performance para consumidores e clientes corporativos, incluindo desktops, notebooks e all-in-one.
As operações da HP no Brasil incluem os centros de fabricação no estado de São Paulo nas cidades de Jundiaí, operada pela Foxconn, e Sorocaba, operada pela Flextronics, que produzem a maior parte de seus computadores e impressoras.

Lenovo

A fabricante chinesa Lenovo empregou estratégias agressivas para se consolidar no mercado brasileiro nos últimos anos, incluindo a aquisição da fabricante nacional CCE.
A Lenovo oferece uma linha de produtos que varia desde baixo orçamento a dispositivos premium, em computadores, notebooks e all-in-ones. Suas instalações no Brasil incluem fábricas na cidade de Itú.

LG

A gigante sul-coreana de eletrônicos oferece uma linha de notebooks e all-in-one baseados em sua tecnologia de telas de alta qualidade. A empresa conta com fábricas localizadas nas cidades de Manaus e Taubaté.

Samsung

A empresa sul-coreana de eletrônicos Samsung possui grande importância no mercado de notebooks no Brasil, oferecendo uma grande variedade de produtos com foco na revenda e usuários finais. A produção de dispositivos da Samsung está dividida em instalações localizadas nas cidades de Manaus e Campinas.

Acer

Uma participante chave no mercado brasileiro de notebooks, a fabricante tailandesa Acer oferece uma diversidade de produtos bastante populares voltados para o consumidor. A fabricação de seus produtos é realizada através de parceiros contratados no Brasil.

Asus

A tailandesa Asus ganhou força no mercado de notebooks no Brasil com produtos de qualidade com preços razoáveis. Atualmente atua no Brasil a partir de fabricantes parceiros.

Semp Toshiba

A Semp Toshiba, fabricante japonesa de eletrônicos, oferece uma linha de notebooks de média a alta performance para o mercado brasileiros, com foco na revenda e no consumidor final. Tudo é produzido nas instalações da empresa na cidade de Manaus.

Fabricação de Computadores de Segmento

Algumas empresas possuem foco em um determinado segmento de público no mercado de computadores, como o jogos e all-in-ones acessíveis. Entre elas estão:
  • Movva: fabricantes de computadores desktop focado no mercado de games, com base em Manaus
  • X5: fabricante de computadores desktop para jogos, localizada em São Paulo
  • Avell: fabricante nacional de notebooks de alta performance e para jogos, localizada na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina
  • AOC: fabricante tailandesa de televisões investiu na produção de computadores acessíveis baseados no sistema Android para o mercado brasileiro

Um comentário:

  1. A positivo, apesar de ser a maior fabricante, peca muito em confiabilidade. Por exemplo, as casas bahia, vendem positivo "Dual Core e 2 GB de memória RAM" com Windows 10, sendo que isso é insuficiente até pra rodar o Windows 7, sem contar que vendem a versão Starter dos Windows, que tem limitações até para abrir mais de 2 ou 3 janelas. A Dell, desde que o Michael Dell recomprou a empresa, onde houve bastante corte de custo, a qualidade dos produtos diminuiu um pouco, sou consumidor de Dell desde 2008.

    As marcas Samsung, Lenovo, LG e Acer, atendem bem o nicho que buscam, sendo majoritariamente de usuários médios.

    A Avell, conheço pessoas que tem e dizem que é bom, mas o suporte deles tem diversas reclamações no reclameaqui.

    Muito bom o conteúdo do seu blog, fiquei sabendo dele devido à ter ouvido esses dias o "Na porteiracast" sobre a América latina.

    Abraço.

    Cristian Cardoso
    Analista de suporte
    Rio grande do sul

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