quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Dilma e Marina empatadas no 2º turno



A presidente Dilma Rousseff (PT) ampliou a vantagem na dianteira das pesquisas sobre a atual corrida presidencial, de acordo com levantamento do Ibope divulgado nesta terça-feira (23). Em comparação aos últimos números aferidos pelo instituto há uma semana (no dia 16), a candidata à reeleição cresceu dois pontos percentuais, chegou a 38% das intenções de voto e, agora, tem nove pontos a mais que Marina Silva (PSB). Ainda segundo o Ibope, a segunda colocada oscilou entre 30% e 29% na última semana. Todavia, a variação das duas candidatas ficou dentro da margem de erro do estudo, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Após comemorar um crescimento entre os dias 8 e 16 de setembro, quando passou de 15% para 19%, Aécio Neves (PSDB) voltou a apresentar o mesmo índice e estacionou nos 19%.
O Pastor Everaldo Pereira (PSC) apareceu na quarta colocação, com 1% das intenções de votos, de acordo com o Ibope. Somados, os demais candidatos – Zé Maria (PSTU), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) – não atingiram 1% no levantamento.
Os eleitores que declararam votos brancos ou nulos representam 7% dos entrevistados, enquanto os indecisos respondem por 7% do eleitorado de acordo com a pesquisa.
2º turno
A maior mudança com relação ao último levantamento do Ibope aconteceu na projeção de segundo turno. No último dia 16, os números do Ibope apontavam a vitória de Marina sobre Dilma por 43% a 40%. Na pesquisa de hoje, as duas candidatas aparecem empatadas com 41%.

Em um cenário onde a disputa seria entre a presidente e o senador Aécio Neves, a candidata petista venceria com 46% das intenções de voto contra 35%. Aécio também está em desvantagem em caso de duelo contra Marina no segundo turno, e seria derrota por 44% a 31%.
Para a atual pesquisa, o Ibope escutou 3.010 eleitores em 296 municípios. As entrevistas foram realizadas entre os dias 20 e 22 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário