quarta-feira, 13 de março de 2013

Tensão entre Bolívia e Chile


Bom dia camaradas,
Há algumas manchas na história da América Latina: 
Maior guerra na região provocou a morte de quase 400 mil pessoas
EQUADOR X PERU
Quando - 1995
Cerca de 50 soldados peruanos e 30 equatorianos morreram quando as Forças Armadas dos dois países entraram em choque em janeiro de 1995. Tudo por causa da disputa territorial por uma remota região fronteiriça de selva, onde existem reservas de ouro, urânio e petróleo. Em 1998, Equador e Peru assinaram um tratado de paz definindo suas fronteiras
GUERRA DO PACÍFICO
Quando - 1879 a 1883
De um lado, o Chile; do outro, Peru e Bolívia. A briga começou com uma disputa pelo controle de parte do deserto de Atacama, território rico em recursos minerais. Os chilenos venceram a guerra, tendo perdido cerca de 5 mil homens, contra 9 mil peruanos e mil bolivianos. Após o conflito, a Bolívia deixou de ter acesso ao oceano Pacífico
ARGENTINA X CHILE
Quando - 1978
A posse de três ilhotas no extremo sul do continente quase causou uma guerra entre os países, então governados por ditaduras militares. Esquadrões navais foram para a região, mas a mediação do papa João Paulo II evitou o conflito. Um tratado de paz assinado em 1984 determina que as ilhas pertencem ao Chile, mas dá direitos de navegação à Argentina
COLÔMBIA X VENEZUELA
Quando - 1987
Barcos de guerra das Marinhas colombiana e venezuelana chegaram perto de entrar em combate nas águas do golfo da Venezuela, disputadas pelos dois lados e ricas em petróleo. A crise não chegou a resultar em guerra, e se dissipou depois que ambos os governos suspenderam seus alertas militares
GUERRA DO CHACO
Quando - 1932 a 1935
Na disputa pela região do Chaco, área útil para a criação de gado e até com petróleo, Paraguai e Bolívia travaram uma guerra desastrosa. Foram cerca de 50 mil bolivianos mortos e mais 40 mil paraguaios. Ao final do conflito, toda a região do Chaco foi ocupada pelo Paraguai e a economia da Bolívia entrou em colapso
GUERRA DO PARAGUAI
Quando - 1864 a 1870
Foi a primeira e mais sangrenta guerra da região. Segundo algumas estimativas, o número de mortos passou de 350 mil, dos quais cerca de 50 mil brasileiros. Brasil, Argentina e Uruguai enfrentaram o Paraguai num conflito provocado por disputas por poder regional, áreas de fronteiras e tarifas comerciais. A Tríplice Aliança derrotou os paraguaios
Apesar disso, acredito que a América Latina é o continente mais pacífico. Atribuo isso ao equilíbrio militar entre os países. Devemos relembrar que recentemente o falecido presidente Hugo Chavez realizou a compra de  caças russos Sukhoi 35 (Su-35S) o que iniciou uma nova onda armamentista na região. O governo brasileiro, por exemplo, deu início ao FX2, projeto que visa a compra de 36 caças com transferência de tecnologia para o Brasil (esse projeto, diga-se de passagem virou uma novela.)
Recentemente, a Guerra do Pacífico rendeu um novo episódio:

O presidente da Bolívia, Evo Morales, refez suas críticas ao governo chileno de Sebastián Piñera, acusando-o de ter agido com "arrogância" e "orgulho" em uma recente disputa sobre a prisão de três soldados bolivianos que supostamente violaram a fronteira entre os dois países.
As palavras duras do presidente boliviano durante uma homenagem aos soldados, a quem ele declarou como "heróis da defesa do mar", confirmaram que as relações entre La Paz e Santiago estão em seu pior momento em décadas.
Morales falou em uma pomposa cerimônia na Plaza Murillo, em frente ao Palácio presidencial Quemado, que premiou três soldados bolivianos que foram presos por mais de um mês no Chile, por supostamente atravessarem ilegalmente a fronteira durante uma operação anticontrabando.
Os soldados, que foram detidos por 36 dias e enfrentaram a perspectiva de um julgamento regular, retornaram sem acusações na sexta-feira  (1°)e nesta segunda-feira receberam promoções e prêmios das mãos do presidente, que repetidamente se chocou com Piñera nos últimos dois anos.
"Nossos soldados (foram) algemados, que crime poderiam ter cometido? Que arrogância das autoridades (chilenas)... simplesmente soberba", protestou Morales. Mas a libertação dos soldados "após 30 dias é vitória da verdade contra o orgulho", acrescentou.
Morales disse que o presidente chileno foi responsável pelo incidente com os soldados e pelo esfriamento do diálogo entre Bolívia e Chile, países sem relações diplomáticas há 35 anos e em permanente disputa pela reclamação boliviana de um acesso marítimo que perdeu em uma guerra do século 19.
"Felizmente, em tão pouco tempo tantas contradições do presidente Piñera", brincou o presidente boliviano.
Em meio ao recente conflito, o governo da Bolívia disse que tinha tomado a "decisão estratégica" de mover seu comércio marítimo para portos do sul do Peru, em vez do norte do Chile, por onde passa atualmente mais de 80% do comércio internacional boliviano.
Nessa linha, Morales anunciou na semana passada que convidou o presidente peruano, Ollanta Humala, em vez de Piñera, para a próxima inauguração do trecho boliviano do corredor bioceânico. Este ato vai contar com a presença da presidente brasileira, Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário